A marca de guitarras Gibson está sendo investigada pelo governo dos EUA por supostamente utilizar madeira ilegal e contribuir com a destruição das florestas.
Em agosto, a sede da marca foi invadida pela segunda vez em três anos por investigadores. Na operação foram encontrados mais de 500 mil dólares em madeira importada. O material foi levado para inspeção. As informações são da BBC.
Uma nova lei ambiental americana batizada de Lei Lacey obriga os importadores de madeira a estarem de acordo com as leis do país de origem do material para o bem comum. A madeira encontrada na fábrica da Gibson é chamada de rosewood e é utilizada no braço das guitarras. A rosewood é encontrada em florestas de países tropicais.
Este não é o primeiro problema enfrentado pela Gibson na importação de madeiras. Há dois anos a empresa teve um carregamento proveniente de Madagascar apreendido pela fiscalização, e em junho deste ano um carregamento da Índia também foi apreendido em Dallas, Texas.
Com produção de mais de 700 guitarras por dia, a Gibson é uma das mais famosas e importantes fabricantes de guitarra do mundo. A marca já lançou modelos customizados de músicos como Slash, Eric Clapton, Pete Townshend e Jimmy Page. A empresa declarou que todo o incidente é apenas um mal-entendido sobre a tarifação das mercadorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário